12 de mar de 2009

O Brasil pelos brasileiros

Eu tinha um amigo na universidade, o Lodi, que não escondia seu lado direitista de ser. Eleitor e cabo eleitoral do Maluf e do Erasmo Dias (que ele afirmava ser um velhinho com cara de bonzinho mas que sabia torturar com lascas de bambu!), também externava os preconceitos da "burguesia" campineira, exaltando São Paulo e falando mal de todos os outros estados.

O Brasil para ele era dividido em 3 "estados": São Paulo, Rio Grande do Sul (do paraná para baixo era o quintal de SP) e Bahia (De São Paulo para cima é tudo baiano, dizia sempre). O Rio para ele era uma droga e o Espírito Santo era povoado por baianos preguiçosos que cansaram à caminho de Salvador. Ele era tão tosco que ninguém levava a sério essas besteiras, era folclórico (na verdade não sei o quanto era realmente opnião dele e quanto era simplesmente para chocar).

Bom, falo isso aqui pois achei na internet um mapa do "Brasil do Lodi":


E ironia das ironias, a vida fez que a empresa na qual o Lodi trabalha o "convidou" para mudar para Minas Gerais, ou seja, hoje ele mora na "Bahia" e pelo que sei adora...


Aproveitando o tema vai um mapa dos estereótipos mais recorrentes, só não entendi bem chamar o RJ de Argentina brasileira:


PS: E depois ouvimos por aí que o Brasil é um país sem preconceitos...

Um comentário:

Luciano Lodi disse...

Fala aí meu xará.

Vou cobrar por usar meu santo nome em vão.

Tudo blz ? Ainda estou na bahia...

Entre em contato..

Abraços

Lodi