6 de fev de 2009

Mundo besta mundo

Eu tenho um selo alemão da época da república de Weimar de 1 milhão de marcos e eu achava o valor absurdo. Justifica-se pois era período entre guerras, a alemanha estava devastada (essa mesma devastação criou o nazismo).
Porém essa nota acima foi lançada em julho de 2008 e em agosto o governo cortou 10 (DEZ) zeros do dólar zimbabuano (ZWD ou $Z) e essa nota passou a valer 5 ZWD. A cotação hoje é de cerca de 12 ZWD para R$ 1 . Se não tivessem cortado os zeros (talvez tenham cortado mais depois de agosto) 1 real valeria 12 Bilhões de dólares zimbabuanos. Ou seja essa nota aí de cima vale, se não cortaram mais zeros, pouco mais de 4 reais...

UPDATE: Acabei de descobrir que nos últimos 12 meses foram cortados 22 zeros... E a inflação ficou em cerca de 6 sextilhões... Ou seja a nota acima vale na verdade menos de 0,000000000004 reais... (dados do The Times da África do Sul).

É tão absurdo que 1 dólar, se não tivessem cortado os 12 zeros valeria 250 trilhões de ZWD e se considerarmos os 22 zeros 1 dolar valeria o número inimaginável de Z$2.5 octilhões (é 2,5 seguidos de 24 zeros!!!) . A população aplaudiu a norma. Nenhuma calculadora e computador conseguia mais calcular nenhum preço, faltavam zeros!

A economia acabou pois o dinheiro nacional não vale mais nada, estão dolarizando tudo...
Enquanto o presidente Mugabe reafirma sua força a base de balas e uma epidemia de cólera mata milhares de pessoas no país...

PS: Notem que conseguiram cortar 22 zeros e a moeda manteve o nome...

Nenhum comentário: