8 de jan de 2009

Vista turva

Hoje no trabalho um colega me pediu ajuda para achar onde ele clicava para pedir que o Windows Vista voltasse ao último ponto de restauração. Eu que não conheço nada do Vista (só o necessário para configurar o Laptop da Dona Patroa) mas que sou curioso e masoquista resolvi ajudar.

Para quem não entendeu é o seguinte: os Windows mais modernos (XP e Vista) têm um recurso que se chama de ponto de restauração. O Ponto de restauração é uma cópia das configurações do computador em um momento do tempo, que é gravada periodicamente ou quando fazemos uma grande alteração no sistema. Assim quando resolvemos instalar aquele software russo baixado do site pirata e o Windows trava e depois não inicia direito podemos voltar ao que era antes pedindo para que o sistema volte a um ponto de recuperação gravado.



Pois bem, meu colega tinha feito caca (nem perguntei o que era) e queria voltar o sistema à configuração anterior, mas não achava onde fazê-lo. Ele tinha tentado religar a máquina e nada funcionava, o próprio windows recomendou a entrar pelo modo de segurança, que é feito exatamente para esses casos de emergência, desabilitando recursos que podem dar problema, possibilitando a manutenção do micro.


Pois bem, olhamos o help, pesquisamos no google de outro computador, fuçamos todo o painel de controle e percebemos o absurdo. Simplesmente o Windows Vista desabilita o ponto de restauração no modo de segurança. Ou seja no momento em que tudo deu errado e temos que voltar atrás em alguma configuração o sistema não permite que isso seja feito!

Seria como se colocássemos alcóol em um carro à gasolina mas quando parássemos o carro para trocar o combustível o tanque não abrisse pois o tanque só abre se estiver com o carro ligado e com gasolina.

Eu amo isso!!!


ps: Na terceira tentativa de religamento o Vista resolveu funcionar. E fora do modo de segurança apareceu novamente a opção de usar o ponto de restauração.

Nenhum comentário: