6 de jan de 2009

Destruindo castelos de arreia - Construindo com Pedras

Recebi um email que circula faz tempo pela internet, é uma pretensa poesia de Fernando Pessoa que termina com a frase "Guardo todas, um dia vou construir um castelo...". Achei bonita, ia postar aqui mas ao relê-la me veio a dúvida: "- a poesia é mesmo do Pessoa?"

Bom, eu não sou perito e nem leio Fernando Pessoa todo dia mas já enviei muitas poesias dele por email (principalmente na época de namoro) e nenhuma tinha estilo parecido com esse texto. Pessoa pode até ser otimista às vezes mas nunca chega ao nível de auto-ajuda. E na verdade Pessoa quase nunca é otimista, é realista até demais...

Com uma googlada básica descobri que o texto (menos a última e mais bonita frase) é uma compilação de frases juntada por Augusto Cury, no livro Dez Leis para Ser Feliz. E a última frase, a dos castelos seria, de acordo com várias fontes internetais, de Nemo Nox, autor do blog Por um Punhado de Pixels (o que ele acha aqui).

A internet é mestra em tirar e colocar autores de textos. E normalmente ninguém para para pensar (acabei de pensar que esse para perdeu o acento e agora não tenho mais que ficar prestando atenção se o para é verbo, preposição, cachorro ou viadagem...).

Ah, o texto é este:

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”
Augusto Cury - Dez leis para ser feliz da Editora Sextante, 2003

E a frase do final:
“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”
Nemo Nox, 2003

Bom, pensando bem tomara que o texto mesmo sendo falso tenha estimulado muita gente a ler Fernando Pessoa. E a construir seus castelos...

Nenhum comentário: