17 de nov de 2008

スペクトルマン - Supekutoruman



Era assim que começavam os episódios da minha série preferida na tenra infância (tenra porque eu era bem gordinho). Passava na Record (onde eu via com o Speed Racer) e no SBT, se não me engano no programa do Bozo.

Vendo hoje descobri porque gosto de coisas toscas. Era muuito mal produzida. Para a época que foi feita (1971 a 1973) ainda dá para aceitar, mas aqui no Brasil passou até 1986!!! Porque tosco? É só ler abaixo:

Personagens:
Kenji/Spectreman
: Um ciborgue vindo do planeta Nebulosa 71 para defender a Terra. Como humano era desastrado e misterioso pois não podia revelar sua identidade secreta de robô. Como robô era um homem vestido com papel alumínio dourado, maiô, luvas e botas de couro, um cinturão dourado e uma cabeça de metal relativamente grande que terminava em um chifre pontudo.
Seus principais poderes eram um raio mortal, lançado após uma coreografia com as mãos e um rolamento ridículo. Ah, tinha também o poder de crescer para lutar com os monstros e destruir as cidades (as brigas eram piores para as cidades que os próprios monstros).

Dr. Gori: Um macaco preto, com cabelos e barba compridos e loiros (!) que usava uma roupa prateada e rosa, e luvinhas brancas. O engraçado é que quando ele fazia seus gestos exagerados a manga não era longa o suficiente e aparecia um braço branco do japonês por baixo da fantasia.

O Dr. Gori era um "gênio do mal", usava a poluição da Terra, mais especificamente de Tóquio, para criar monstros que o possibilitassem conquistar o mundo pois achava que os humanos iam destruir o planeta. Como todo personagem do mal era megalomaníaco e hiper-ativo.



Karas: Assitente Símio do Dr. Gori. Mudo, era um japonês com fantasia de gorila e uma roupa por cima. Como era quase mudo se comunicava por gestos bruscos e ridículos. Pilotava o disco voador onde morava com o Dr. Gori.

Monstros: Criados e controlados pelo Dr. Gori a partir de poluição e lixo. Incluem baratas gigantes, humanos intoxicados pela poluição, vampiros, dragões, etc... Tudo sempre muito tosco, dando para ver o ator por baixo das fantasias de pano e isopor. Aliás como as cidades na hora das lutas. Toscos, toscos toscos.

Os Dominantes: Os "gurus" de Spectreman. Só se ouve a voz deles e a imagem que aparece é de dois planetas gêmeos, com anéis. Sabiam tudo e eram bastante arrogantes. O nosso "herói" chega a se rebelar algumas vezes das ordens dos "Dominantes" e é banido...

Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição: Onde o Kenji "trabalha", começa como uma "ONG" ecológica e no decorrer dos episódios vira uma milícia anti-monstros. Tem o chefe bravo mas meio perdido, o machão ridículo, a mulher sonsa, etc...

Diálogos e dublagem: Os mais toscos possíveis. A tradução é tosca e claramente algumas falas não são as mesmas do original japonês. E a dublagem chega a ser hilária (os dubladores são excelente s mas a direção é um tanto exagerada), é praticamente igual aos "filmes" dublados pelo "Hermes e Renato" na MTV. Coisas das décadas de 70/80.
Ah, uma curiosidade é que a equipe de dubladores é praticamente a mesma do Chaves, então o Ito tem a voz do Senhor Barriga, Wada tem a do Chaves, Chieko é voz a Chiquinha... E o mais engraçado é ver que a voz do Dr. Gori e do narrador é a mesma e é a do Seu Madruga!

O enredo até que era bem complexo e divertido, acho que isso que salvava a série, aliás pensando que a serie é de 1971 e tinha como mote principal a poluição! Os japoneses perceberam a tendência uns 30 anos antes do resto do mundo.

Tosco, tosquíssimo, mas eu e a criançada da época adorávamos!

PS1: O nome original da série na sua primeira temporada era Macaco do Espaço Gori. Ou seja para os japoneses o Sprectreman era o coadjuvante e não o personagem principal!

PS2: Eu sempre falei o nome do seriado errado, para minha versão pequena (como se eu fosse grande hoje) o herói era o "Spectroman". E é claro que eu cantava a música de abertura completamente errada...

PS3: Segundo a wikipedia eu estava certo, o nome original do herói era Spectroman, mudando para Spectreman nos EUA. Não subestime o inglês de um gordinho de 5 anos...

PS4: É interessante ver que hoje os atos do Dr. Gori fariam todo o sentido. Usar "lixo reciclado" para criar maneiras de destituir do poder as grandes e poluidoras corporações e políticos não é muito diferente do Greenpeace por exemplo...

PS5: Ficou grande isso aqui, não?

PS6: Para quem quer cantar com a abertura da série (eu adoro o Spectreman, man, man, man):

Spectreman, Spectreman
He’s a flash like a flame faster than the plane~
A mystery with the name…
Spectreman

Power from space
He’ll save the human race
Yet they’ll never know the face of…
SpectremanW
e will never know the source of his power and his force as he guides this planets course
Spectreman

PS7: Os Sobrinhos do Ataíde fizeram uma sátira hilária do Spectreman:
Spertoman

Nenhum comentário: